Seminário Pensar a Imagem - Olhares opositores na curadoria

A partir de experiências de curadoria em cinema e em artes visuais de Rayanne Layssa e Igor Simões, a proposta da mesa é gerar uma conversa sobre, de um lado, curadorias feitas por pessoas negras e eventos específicos de audiovisual negro, discutindo a importância desses festivais, os filmes que neles circulam e as consequências da existência desses espaços de circulação e discussão de obras para a cadeia produtiva audiovisual brasileira. Do outro, trazer para o debate a noção de lugar de fala na prática curatorial, reunindo algumas produções contemporâneas que têm juntas estremecido a noção de arte brasileira. A partir dessas produções e de algumas exibições recentes e das noções de arte Afro-Brasileira, se interroga: Qual o nome da outra parte da arte do país? Seria ela Branco-Brasileira? Eurobrasileira? Como esses debates expõem a constituição embranquecida da noção de arte produzida nesse canto do mundo?

CONVIDADOS

Rayanne Layssa é graduanda em Cinema pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e curadora. Foi assistente de curadoria do Festival Internacional de Cinema de Realizadoras (FINCAR), em Recife, colaborou no Festival Palco Preto de Artes Integradas (PE) e na curadoria da segunda edição da Mostra Itinerante Cinemas Negros – Mohamed Bamba (BA). Foi Júri e Crítica jovem do XIV Panorama Coisa de Cinema em 2018 (BA), curadora do Festival CacheiraDoc 2020 (BA) e da programação #vidasnegrasimportam, para o Drive-In Paradiso, promovido pelo Instituto Olga Rabinovich, Secretaria Municipal de Cultura e Spcine em 2020 (SP).

Igor Simões é professor de História, Teoria e Crítica da Arte e Metodologia e Prática do ensino da Arte (UERGS) e curador. É doutor em Artes Visuais - História, Teoria e crítica da Arte pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGAV-UFRGS). Integra o Comitê de curadoria da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas-ANPAP, o Núcleo Educativo UERGS-MARGS. Comitê de acervo do Museu de Arte do RS-MARGS. Foi curador educativo da Bienal 12 (Bienal do Mercosul). Trabalha com as articulações entre exposição, montagem fílmica, histórias da arte e racialização na arte brasileira e visibilidade de sujeitos negros nas artes visuais.

Fotos: Divulgação/
João Lima

CURADORIA E PRODUÇÃO

Gabriela Almeida é professora titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM (PPGCOM). Integra a diretoria da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (Socine), na gestão 2019-2021, e coordena do Grupo de Pesquisa Estéticas, Políticas do corpo e Gêneros na Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). Integra também a Latin American Studies Association (LASA) e rede de pesquisadores e artistas Radical Film Network (RFN). É doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com estágio na Universitat Autònoma de Barcelona (UAB). É autora do livro O ensaio fílmico ou o cinema à deriva (Ed. Alameda, 2018) e co-organizadora da coletânea Comunicação, estética e política: epistemologias, problemas e pesquisas (Ed. Appris, 2020).

TAGS
COMPARTILHE