Loops.Expanded: rede internacional de videoarte dedicada ao loop chega a Porto Alegre

Inaugura nesta quinta-feira (10), no Museu de Arte Contemporânea do RS - MACRS, na galeria Sotero Cosme, localizada na Casa de Cultura Mario Quintana, a exibição de seis obras de artistas de quatro países, a partir da seleção do projeto com origem em Portugal.

Loops.Expanded é uma rede internacional de curadoria, exposição e investigação desenvolvida desde 2015, a partir de Lisboa, pela produtora Duplacena em colaboração com o Museu Nacional de Arte Contemporânea (MNAC) da capital portuguesa. Trata-se de um projeto que promove e dissemina as propostas em vídeo sob a esfera do conceito de loop, contribuindo para um conhecimento e reflexão artística desta linguagem / dispositivo na contemporaneidade. 

 

Ocorrendo em diferentes cidades e países, para sua realização em Porto Alegre o Loops.Expanded conta com a realização do Cine Esquema Novo - Arte Audiovisual Brasileira, da Secretaria de Estado da Cultura (SEDAC) através do Museu de Arte Contemporânea do RS (MACRS), e com apoio do Goethe - Institut Porto Alegre. A exposição apresenta trabalhos da programação internacional 2020 - 2022 do Loops.Expanded.  O conjunto de obras selecionadas para Porto Alegre apresenta duas vertentes de um microcosmo do conceito e da prática da ciclicidade da imagem enquanto elemento audiovisual essencial.

Em uma destas vertentes, vemos obras que nos levam ao transe do infinite loop, tão próprio do formato: através da ação aflitiva e incerta do retirar de pedras de Dig, do israelense Shahar Marcus; da expressiva plasticidade labiríntica e hipnótica em The Divine Way, da italiana ilaria Di Carlo; e da ondulação poética e talvez onírica de corpos que se deslocam em Atlântico, do brasileiro Nelton Pellenz.

Em outra vertente, vemos obras que através de found footage e da simultaneidade de telas, trazem o caráter imersivo e de diferentes camadas que caracterizam o loop. É o caso da mudança do tempo e da busca, enfatizados pela imagem ritmada de Tres Veces Akerman, da argentina Rina Venetucci; da jornada de reconstrução afetiva, da memória ou da invenção de A possible portrait of my mother, obra com estreia internacional do também argentino porém radicado em Madrid, Javier Olivera; e o cinepoema construído com rigor e experimentação, não apenas mas principalmente através da apropriação de imagens de obra do cineasta japonês Yasujiro Ozu, em Sem título # 5 : A Rotina terá seu Enquanto, do brasileiro Carlos Adriano.

Dos dispositivos ópticos do pré-cinema até o tempo presente dos infinite loops computacionais e da efemeridade dos GIFs, o loop está presente em múltiplos contextos. E segue em reinvenção, na medida em que se transforma em linguagem, recurso poético ou tradução de uma visão filosófica. É uma pequena parte deste universo que o Loops.Expanded e o Cine Esquema Novo trazem aos visitantes do MACRS, pela primeira vez, em 2022.

 

Jaqueline Beltrame e Alisson Avila, curadores

Loops.Expanded em Porto Alegre

 

Serviço

Horários de Visitação:  De segundas às sextas, das 10h às 18h, e domingos e sábados, das 12h às 18h
Local:Galeria Sotero Cosme, 6° andar da Casa de Cultura Mario Quintana - R. dos Andradas, 736 - Centro Histórico, Porto Alegre.
Saiba mais sobre o projeto em www.loops-expanded.com

 

COMPARTILHE