Ministério da Cidadania apresenta: Cine Esquema Novo 2019 – Arte Audiovisual Brasileira ocorre de 21 a 27 de novembro em Porto Alegre

Quatro Mostras, Rodadas de Negócios, Oficinas e Seminário integram a programação que ocorre na Cinemateca Capitólio Petrobras, Goethe-Institut Porto Alegre, Hub Criativa Birô, Ocupação Utopia e Luta e Laboratório de Fotografia IA/UFRGS

O Cine Esquema Novo 2019 – Arte Audiovisual Brasileira ocorre entre os dias 21 e 27 de novembro, com atividades na Cinemateca Capitólio Petrobras, Goethe-Institut Porto Alegre, Hub Criativa Birô, Laboratório de Fotografia IA/UFRGS e Teatro Quilombo das Artes Utopia e Luta. São quatro mostras, Rodadas de Negócios, duas oficinas e seminário que integram a programação do evento, que em 2019 chega a sua 13ª edição.

A Mostra Competitiva Brasil abre sua programação às 18h30 com os filmes Thinya, de Lia Letícia, Sem Título # 5 :A Rotina terá seu Enquanto, de Carlos Adriano e a performance inédita do Duo Strangloscope, Aymberê, que integra uma trilogia iniciada em Carcará, apresentada em 2018 em mostra assinada pela dupla catarinense. A obra é realizada através de multiprojetores analógicos com acompanhamento de som digital ao vivo que reúne materiais de filmes alterados, pintados, riscados com a temática dos povos originários contra as injustiças sociais que nos acometem desde os tempos do "descobrimento" do Brasil até hoje.

A Mostra Competitiva Brasil apresenta 33 obras, 28 delas exibidas em sala de cinema, uma performance na Cinemateca Capitólio Petrobras e quatro videoinstalações expostas no Goethe-Institut Porto Alegre, correalizador do CEN 2019. Temáticas como feminismo, empoderamento e representatividade negra, política atual, colonialismo, questões indígenas, pertencimento, memória, imigração, identidade queer, acessibilidade, entre outras, pautam os títulos selecionados de dez Estados brasileiros e quatro produções assinadas por brasileiros realizadas no exterior (ou em coprodução internacional). A Mostra Competitiva Brasil premiará ao final do evento o Grande Prêmio Cine Esquema Novo 2019, com um troféu assinado por Luiz Roque, criado especialmente para o CEN, além de prêmios em serviços da Locall, KF Studios, TECNA/PUCRS e Fluxo - Escola de Fotografia e Cinema. O júri deste ano é composto pela realizadora Camila Leichter, a crítica de arte e curadora Gabriela Motta e o ator e diretor Silvero Pereira.

“Neste amplo panorama da recente produção autoral e independente do país, fica bastante claro que será uma edição extremamente posicionada e política”, afirmam os curadores que assinam a seleção, Gustavo Spolidoro, Jaqueline Beltrame, Ramiro Azevedo e Vinicius Lopes.  A lista integra títulos como A cristalização de Brasília, de Guerreiro do Divino Amor, artista contemplado com o Prêmio Pipa 2019 e que participa pela segunda vez do festival; Swinguerra, produzido para representar o Brasil na 58ª Bienal de Veneza e Rise, vencedor de melhor curta-metragem da Berlinale em 2018, ambos de Bárbara Wagner e Benjamin de Burca, também poderão ser conferidos pelo público do CEN 2019. A brasiliense, radicada no Recife, e o alemão, também baseado na capital pernambucana, são conhecidos por pesquisarem as complexas relações entre manifestações culturais populares, identidade, corpo e gênero.

Enquanto estamos aqui, de Clarissa Campolina e Luiz Pretti, trata sobre dois imigrantes em Nova York, em uma narrativa híbrida construída por uma abordagem poética através de um diário de viagem que nos leva à essência da micropolítica humana em tempos de globalização: um reino incerto de desejo, esperança e medos. Com Grace Passô, Marcelo Souza e Silva e Mary Ghattas no elenco, a produção estreou no Festival de Rotterdam deste ano. O curta Caçador, de Leonardo Sette, também integra a lista, trazendo seu trabalho com a temática indígena para a seleção do CEN.

Jonathas de Andrade e Felipe Bragança (em parceria com Catarina Wallenstein) que já tiveram obras exibidas em outras edições do festival, também participam desta edição do evento, com Jogos Dirigidos e Tragam-me a cabeça de Carmen M. Em Jogos Dirigidos, obra comissionada para sua primeira individual no Museu de Arte Contemporânea de Chicago, Andrade apresenta a comunidade de Várzea Queimada, interior do Piauí. O artista resolveu trabalhar com a ampla população surda da aldeia e centralizou o filme em torno de novas formas de troca e comunicação, capturando pessoas interagindo através de jogos direcionados e destacando as poderosas expressões que eles trocam. Dirigido em parceria com a protagonista Catarina Wallenstein, Tragam-me a cabeça de Carmem M estreou no início deste ano no Festival de Rotterdam e circulou por Tiradentes e o IndieLisboa, entre outros eventos. O filme conta a história de Ana, uma atriz que ensaia para estrelar uma espécie de musical em que interpretará Carmem Miranda, em um delírio que procura refletir sobre o caos sócio-político em que o Brasil se encontra, buscando referências estéticas no tropicalismo e no surrealismo para combiná-las com a influência forte do cinema de Rogério Sganzerla.

Destaque também para Corre Quem Pode, Dança Quem Aguenta e Intervenção Jah do ator e performer natural de Guiné-Bissau Welket Bungué, que apresenta uma discussão sobre a violência institucionalizada no Brasil. Único realizador do RS a integrar a Mostra Competitiva Brasil, Rodrigo John apresenta Mirante, filme produzido ao longo de dez anos da vista de seu apartamento do 17º andar de um prédio no Centro Histórico de Porto Alegre.

O público poderá conferir dois filmes com sessões acessíveis na Cinemateca Capitólio Petrobras: no dia 23 de novembro, às 14h, será exibido o longa Raia 4 e no dia 27, às 14h, Mirante.

A novidade deste ano é a Mostra Outros Esquemas, que conta com 15 produções que serão exibidas na Cinemateca Capitólio Petrobras a partir de 22 de novembro. A mostra surge de um desejo do time de curadores do CEN 2019 em contemplar um espaço de expressão diferente da Mostra Competitiva Bsrasil, mas que fizeram brilhar seus olhos. “Todos os anos recebemos obras que nos despertam muito interesse, que queríamos muito ver no festival, mas que, por termos uma proposta de curadoria, digamos, quase temática (afinal, temos como subtítulo "Arte Audiovisual Brasileira"), acabamos com muito pesar não selecionando. Assim surgiu a Outros Esquemas, para exibir esses filmes que gostamos muito e que, justamente num momento em que o nosso cinema sofre ataques e riscos, devem ganhar mais espaço para se expressar”, revelam. Os 15 filmes concorrem ao voto do público e a produção escolhida como Melhor Filme receberá prêmios em serviços da Locall e TECNA/PUCRS.

Um panorama da produção universitária gaúcha e do Líbano também integra a programação do CEN 2019. São as mostras Audiovisual em Curso e BASE-Líbano. Na sexta-feira, 22 de novembro, às 16h, o público poderá conferir quatro produções de cinco realizadores libaneses, pela Mostra Universitária Base-Líbano que apresenta um encontro entre processos, entreolhares dos realizadores e seus primeiros filmes, que se abriram para outras formas-cinema, menos convencionais, contaminados pela temporalidade e pela materialidade da experiência, por vezes brutal, e suas sutilezas. São títulos assinados por alunos da faculdade de cinema da AUL Kaslik no Líbano com curadoria da BASE-film, plataforma colaborativa de produção audiovisual a partir de práticas processuais de construção de imagem, capitaneada pelos brasileiros Camila Leichter, Mauro Espíndola e o libanês Ali Khodr.

No final de semana,  nos dias 23 e 24, o Goethe-Institut Porto Alegre recebe a segunda edição da Mostra Audiovisual em Curso que conta com a curadoria de 19 alunos de sete cursos de realização audiovisual, artes visuais, comunicação e animação de cinco instituições do RS: Crav/Unisinos, Teccine/PUCRS, Fabico e Instituto de Artes/UFRGS, Audiovisual e Animação/UFPEL e Audiovisual/Uniritter. A mostra reunirá 38 obras selecionadas pelos alunos-curadores. Além da exibição, a mostra terá debates entre os curadores e os realizadores dos filmes selecionados. A novidade em 2019 é que a mostra torna-se competitiva e conta com o voto do público, que escolherá não o seu filme preferido, mas a melhor sessão, valorizando assim o processo curatorial dos alunos. A Fluxo Escola de Fotografia e Cinema concederá prêmios ao grupo de curadores escolhidos pelo Júri Popular. 

Entre os dias 21 e 24 de novembro, ocorre no Goethe-Institut Porto Alegre a segunda edição do Seminário Pensar a Imagem. Com curadoria e produção da pesquisadora e professora universitária Gabriela Almeida, o seminário tem como objetivo abordar especificidades teóricas, técnicas, conceituais, narrativas e de circulação associadas à produção autoral e experimental de imagens no século 21. Serão realizadas quatro mesas que têm como tema transversal as implicações entre estética e política no cinema contemporâneo e nas artes.

O Seminário reunirá oito convidados brasileiros e estrangeiros, entre os quais o programador da Cinemateca Francesa Bernard Payen; a gerente de projetos do arsenal distribution (Alemanha), Angelina Ramlow; o ator, dramaturgo e diretor Silvero Pereira (filme “Bacurau” e da peça “BR-Trans); a curadora no Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) Izis Abreu e o produtor e programador Paulo de Carvalho, brasileiro radicado em Berlim, sócio da Autentika Films Berlim e curador do Cinelatino para a Alemanha; a mestre em Educação, com pesquisa em cinema e educação e membro fundadora do Cineclube Academia das Musas Juliana Costa; o doutorando em comunicação pela UFRGS, pesquisador e atua na interseção entre o cinema e os estudos de gênero Dieison Marconi e o artista, ensaísta e pesquisador Ali do Espírito Santo. O Seminário foi criado a partir de uma livre associação com o Think:Film International Experimental Cinema Congress, parte do Festival de Cinema de Berlim e organizado pelo Arsenal Institut für Film und Videokunst. As inscrições ocorrem através do sympla, com valores para cada dia da atividade ou pacote dos quatro dias - https://www.sympla.com.br/seminario-pensar-a-imagem__702745

Outra novidade deste ano são as Rodadas de Negócios do festival, que estão com as inscrições abertas até 12 de novembro pelo site do Cine Esquema Novo. As rodadas ocorrem entre os dias 25 e 26 de novembro, com players do Brasil e da Alemanha. A atividade busca projetos audiovisuais autorais de longa-metragem de ficção, documentário, animação e experimental, além de longas-metragens finalizados ou em finalização. O evento conta com Apoio Institucional do RS Criativo e Governo do Estado do RS, que sediará a programação, prevista para ocorrer na sala Sérgio Napp na Casa de Cultura Mario Quintana, Ministério das Relações Exteriores e apoio da Associação Profissional de Técnicos Cinematográficos do RS - APTC/RS. Participam das rodadas, em busca de projetos e filmes, Angelika Ramlow, gerente de projetos do Arsenal Distribution, Argel Medeiros, sócio/diretor da Olhar Distribuição, Letícia Friedrich, sócia da produtora e distribuidora Boulevard Filmes e Paulo de Carvalho, sócio da Autentika Films Berlim e programador e diretor artístico do Festival CINELATINO na Alemanha. 

Duas oficinas integram a programação do evento: Câmera Causa - Realização Audiovisual para grupos em vulnerabilidade social, ministrada por Gustavo Spolidoro e Lucas Heitor, que já está com as inscrições encerradas, e a Oficina Trabalhando artesanalmente com película 16mm, com Luciana Mazeto e Vinícius Lopes. A Oficina Câmera Causa é voltada para pessoas que são pertencentes ou atuam junto a projetos sociais e grupos em vulnerabilidade social, professores e alunos de escolas públicas e público em geral, proporcionando uma reflexão e prática da realização audiovisual a partir de seus próprios celulares. Criada em 2018, com dez edições e oito palestras, a oficina gerou mais de 60 curtas divulgados nas redes sociais e tem como objetivo a criação de conteúdo que possa ser utilizado como divulgação do trabalho desses grupos, sua realidade e causas. Na segunda-feira, 25 de novembro, às 14h, ocorre a mostra dos curtas produzidos durante a atividade na Cinemateca Capitólio Petrobras, com entrada franca.

Nos dias 25 e 26 de novembro, os realizadores Luciana Mazeto e Vinicius Lopes ministram a oficina Trabalhando artesanalmente com película 16mm no Laboratório de Fotografia do Instituto de Artes da UFRGS. A oficina abordará técnicas simples, manuais e experimentais para filmagem, revelação e copiagem de filme 16mm. Os realizadores Luciana Mazeto e Vinicius Lopes exploram a revelação de negativo preto e branco com o uso de cafenol, uma solução ecológica e acessível que produz belas imagens de alto contraste a partir de ingredientes facilmente encontrados. Em seguida, os participantes trabalharão com a copiagem desse negativo através da técnica de cianotipia em emulsão artesanal, aplicando a própria emulsão na película e gerando belas imagens positivas em tonalidades azuladas, prontas para a exibição. As inscrições devem ser feitas pelo link https://www.sympla.com.br/oficina-de-pelicula__702756

Os ingressos para as sessões das mostras Competitiva Brasil, Outros Esquemas e BASE-Líbano, na Cinemateca Capitólio Petrobras, custam R$ 10,00, com os descontos previstos de meia-entrada. No Goethe-Institut as obras expostas na galeria e as sessões da Mostra Audiovisual em Curso tem entrada franca.

Realizado com recursos do edital SAV/MINC/FSA nº 11, 2018, o Cine Esquema Novo 2019 é uma Realização de: Ministério da Cidadania – Secretaria Especial da Cultura; Correalização de Goethe-Institut Porto Alegre; Apoio Institucional de Ministério das Relações Exteriores, Embaixada da França no Brasil e RS Criativo; Apoio de Prefeitura Municipal de Porto Alegre e Secretaria Municipal da Cultura através da Coordenação de Cinema e Audiovisual/Cinemateca Capitólio Petrobras e Prime Box Brazil; e Apoio Premiação de Locall, KF Studios, TECNA/PUCRS e Fluxo - Escola de Fotografia e Cinema. Mais informações, acesse: www.cineesquemanovo.org | www.facebook.com/cineesquemanovocen | @cineesquemanovo

 

INGRESSOS:

Sessões na Cinemateca Capitólio Petrobras: valor único R$ 10,00 (vendas na bilheteria 30min antes de cada sessão)

Sessões no Goethe-Institut (Mostra Audiovisual em Curso e obras na Galeria): entrada franca

Seminário Pensar a Imagem: R$ 20,00 por dia | Pacote para os quatro dias: R$ 50,00 (vendas pelo sympla) | https://www.sympla.com.br/seminario-pensar-a-imagem__702745

Oficina Trabalhando artesanalmente com película 16mm: R$ 100,00 | https://www.sympla.com.br/oficina-de-pelicula__702756

Rodadas de Negócios: R$ 50,00 |  https://www.sympla.com.br/rodadas-de-negocios---cine-esquema-novo-2019__628481

COMPARTILHE