Oficina Câmera Causa divulga curtas produzidos durante o 14o Cine Esquema Novo - Arte Audiovisual Brasileira

15 filmes foram produzidos pelos alunos da oficina, que ocorre pela terceira vez no festival

O projeto Câmera Causa realizou pela terceira vez uma edição em parceria com o com o festival, desta vez totalmente virtual. Ao longo de cinco dias, divididos entre aulas, filmagens, consultorias individuais e edição, os alunos puderam acessar, debater e construir em cima da temática da realização audiovisual a partir de dispositivos móveis. A atividade, mesmo em ambiente virtual, se tornou um espaço de encontro e compartilhamento de saberes e vontades para com esta nova ferramenta que está sempre conosco. Os alunos foram instigados a produzirem um exercício/curta-metragem ao longo deste breve período. Dentre as pessoas que fizeram o curso estão uma artista surda de Jacarei/SP, uma diretora de escola que implantou projeto de audiovisual em Hortolândia/SP, um estudante de Artes Dramáticas que dá aulas em uma casa de acolhimento na Lomba do Pinheiro em Porto Alegre e um dos diretores que acabou se consagrando um dos vencedores do 14o Cine Esquema Novo - Arte Audiovisual Brasileira,  Diego Lisboa. O resultado desses dias intensos de trabalho você pode conferir na playlist da oficina onde os 15 curtas produzidos pelos alunos foram reunidos. Abaixo você pode conferir as sinopses de cada um dos vídeos. Agora é só dar play e conferir! Boa sessão!

O 14º Cine Esquema Novo - Arte Audiovisual Brasileira é uma realização da ACENDI - Associação Cine Esquema Novo de Desenvolvimento de Imagem. Projeto realizado com recursos da Lei 14.017/2020

Assista aqui

A Morte Absoluta, de Gabriella Oliveira (01:23)
Sinopse:
Uma jovem poetisa, mora sozinha no Rio de Janeiro. Renata inspirava o poema "A morte absoluta" de Manuel Bandeira. Após ao ler, ela lembrou a morte da sua mãe na infância. Seu pai faleceu um ano depois. Renata pediu ajuda, tentou fazer tratamento de psicologia. Mas já era tarde demais. Logo Renata suicidou-se.

REENCONTRO COM A ARTE, de Júlia Bueno e Narjana Zimmer (05:45)
Sinopse
: A pandemia dificultou a vida de milhares artistas brasileiros, que já não eram tão valorizados. Júlia e Narjana contam, por esse Documentário Performático, como foi o sentimento ao se isolar do mundo e como se motivar para tentar exercer de outras maneiras algo que tanto as move: a arte.

Os descartáveis nos dias atuais, de Rafaela Garcia (07:20)
Sinopse:
Tu já pensou sobre a quantidade de plástico e descartáveis que estão presentes na nossa rotina nos tempos modernos ? Alem da produção de lixo também tem o custo beneficio, porque ficar comprando repetidas vezes objetos que podemos comprar uma vez e reutiliza-los novamente? Neste vídeo eu apresento algumas das muitas mudanças que podemos fazer na nossa casa, podem parecer detalhes pequenos, mas acredite, qualquer mudança é significativa.

A LIBERDADE DA PAZ, de Hayra Kohler Schleicher (02:24)
Sinopse:
Em meio a uma rotina repetitiva e cansativa precisamos dar uma folga para nosso cérebro, parar um pouco e perceber que a vida não é só isso. Mesmo em meio a toda essa confusão, a vida continua passando e devemos aproveitá-la da melhor forma que conseguirmos.

Cuidando da Autoestima, de Rafaela Oliveira (04:24)
Sinopse:
Um curta-metragem sobre autoestima baixa, e como isso é encarado para os digitais influencers. Mas também, pode ser visto com outros olhares, como simplesmente uma pessoa pode acabar entrando em
vários estereótipos e esquecendo da sua própria experiência.

TIKTOK: É TEMPO DE PANDEMIA, de Luciane Sironi Farias (03:15)
Sinopse:
A abertura do ano letivo de 2020 promovido pela Prefeitura de Portão (RS) ficou marcado em nossa memória. A pandemia nos pegou de surpresa e a docência precisou ser reinventada. Tecnologias e aplicativos, antes distantes da nossa prática, tornaram-se importantes instrumentos para as aulas de Ed. Física, especialmente para as crianças da Ed. Infantil e estudantes dos anos iniciais onde o lúdico é fundamental.

Massa Folhada, de Calixto Bento (01:10)
Sinopse:
Um doce, um clássico, um sonho: Massa Folhada! Bem, sonho é outro doce. Essa é só um ode as padarias do Brasil
que falam o bom português.

CURIOSO RELATO, de Cândida Vitória (03:58)
Sinopse:
Relato do acúmulo de 8.760 horas do "novo normal". Como isso reverbera em mim.

A MORTE DO TEATRO, de Gabriel Fontoura (01:46)
Sinopse:
É sobre personalidade, disseram Sabrina e Wagner na aula de hoje, 12/04/21, ao pensarem uma sinopse para o que acabavam de assistir. Chamamos de pré-estreia. Eu, de transformação. A terra não é plana. Continua aqui: https://ogabrielfontoura.medium.com/

AMIGO VIRTUAL, de Lih Bacci (02:50)
Sinopse:
Retrata o novo normal e como são as relações virtuais hoje em dia, a nova modernidade. Amizades e relacionamentos cada vez mais líquidos. E no final de tudo, será que é a vida real, sonho ou alucinação? Cabe a vocês desvendar e decidir...

EMPATIA NAS DEFICIÊNCIAS, de Renata Paula (03:38)
Sinopse:
Num momento de pandemia temos que ter um olhar para alunos que possuem necessidades especiais, Gabriel é deficiente Visual e conta um pouco do que está vivendo nesta época de Pandemia, e deixa seu recado para sociedade.

A VIDA NÃO BASTA, de Nil Kremer (02:48)
Sinopse:
Um filme sobre a vida de um escritor que transita entre a realidade e a ficção. Em meio a uma vida banal e cotidiana, muitas vezes arrastada de tédio, ele enfrenta a dor de escolher palavras. Imerso em seu mundo particular, ele compreende que escrever é uma forma de transgredir a expectativa do outro. Ou, como disse certa vez o poeta Ferreira Gullar: “a arte existe, porque a vida não basta”..

AO MEU FRACASSO, de Kevin Ferreira (01:57)
Sinopse:
Essas imagens são o meu fracasso, a ideia do filme era ouvir pessoas em situação de rua, sabe ver o que elas têm a dizer. Acabei passando muito longe do meu objetivo, para onde elas foram?

DR. LHAMAS - LAVAGEM CEREBRAL, de Diego Lisboa (02:02)
Sinopse:
Dr. Lhamas ensina a fazer um lavag cerebral de moda rápido e acessível a todos.

ORDINÁRIO, de Marley Danckwardt (02:45)
Sinopse:
Um dia comum na vida ordinária de um ser comum, que leva a vida de forma muito leve!

COMPARTILHE