Convocatória para Mostra Competitiva Brasil do Cine Esquema Novo 2019 – Arte Audiovisual Brasileira encerra em 30 de junho

Inscrições através do link https://forms.gle/pFD4nWZukLxyNbu97

Encerram no domingo, 30 de junho, as inscrições para a Mostra Competitiva Brasil do Cine Esquema Novo 2019 – Arte Audiovisual Brasileira, que ocorrerá de 21 a 27 de novembro em Porto Alegre. A convocatória do CEN 2019 recebe inscrições a partir do link https://forms.gle/pFD4nWZukLxyNbu97  onde é possível acessar o regulamento e a ficha de inscrição.

Serão aceitos para a seleção trabalhos de qualquer duração ou formato, pensados para diferentes ambientes (cinema, galeria, entre outros) e realizados no Brasil (por brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil) ou ainda no exterior (por artistas brasileiros) finalizados a partir de 30 de junho de 2018. A Competitiva Brasil do CEN 2019 pretende apresentar um amplo panorama da recente produção autoral e independente do país e premiará ao final do evento o Grande Prêmio Cine Esquema Novo 2019 e até cinco Prêmios Especiais do Júri (o Júri Oficial poderá outorgar até cinco prêmios, de forma livre, dentre todas as obras em competição).

Em 2019, o Cine Esquema Novo chega a sua 13ª edição renovando a sua proposta de exibir e debater o audiovisual brasileiro em suas mais diversas vertentes. O festival segue buscando construir um espaço de diálogo entre obras, público e realizadores, focando em experiências audiovisuais inovadoras, criativas, surpreendentes e experimentais que, não necessariamente, se encaixem na lógica de um festival de cinema. “Através desta convocatória, buscamos trabalhos audiovisuais, independentemente se foram criados para circular em salas de cinema, exposições ou para serem performados ao vivo. O CEN é um evento que privilegia todo o audiovisual, esteja ele onde estiver”, declaram Alisson Ávila, Gustavo Spolidoro, Jaqueline Beltrame e Ramiro Azevedo, organizadores do festival.

Criado em Porto Alegre em 2003, o CEN já realizou, além de mostras competitivas, diversas seleções com produções fundamentais dentro da história do cinema experimental, além de oficinas, debates e seminários, fomentando a formação de público de Arte Audiovisual,  estimulando a produção na área e construindo um espaço de referência, proporcionando um rico intercâmbio entre realizadores, público e instituições. “Mais do que uma janela de exibição tradicional, nossa maior realização é ver o CEN como um evento de formação de público e desenvolvimento de projetos e realizadores”, afirmam os criadores do festival.  Nestes 16 anos, foram inúmeras parcerias com outros festivais, eventos e instituições, como Festival de San Sebastián (Espanha), Cine Humberto Mauro (MG), Goethe-Institut Porto Alegre (correalizador já há algumas edições), Arsenal Institut (Alemanha), Semana dos Realizadores (RJ), Bienal do Mercosul (RS), Bafici (Argentina), Fuso Lisboa e Temp d'Images (Lisboa), entre outros.

Ao longo de nossas edições, o CEN já exibiu trabalhos de Jonathas de Andrade, Ruy Guerra, Alumbramento, Cao Guimarães, Kiko Goifman, Paulo Brusky, Harmony Korine, Cinthia Marcelle, Luiz Roque, Cristiano Lenhardt, Rivane Neuenschwander, Distruktur, Steve McQueen, Beto Brant, Lírio Ferreira, Andrea Tonacci, Rogério Sganzerla, Felipe Bragança, Kléber Mendonça Filho, Helena Ignez, Barbara Wagner e Benjamin de Burca, Claudio Assis, Ricardo Alves Jr., Marina Meliande, Tavinho Teixeira, entre outros artistas que já cruzaram as 12 edições em mostras competitivas e informativas.

A novidade deste ano é que o evento promoverá mais uma atividade na programação: além das exibições das obras, oficinas e debates, o CEN 2019 contará com uma Rodada de Negócios, que será divulgada futuramente.

Com financiamento do edital SAV/MINC/FSA nº 11, 2018, o Cine Esquema Novo 2019 é uma realização da ACENDI – Associação Cine Esquema Novo de Desenvolvimento da Imagem e conta  com correalização do Goethe-Institut Porto Alegre e apoio da Prefeitura Municipal de Porto Alegre através da Secretaria Municipal da Cultura através da Coordenação de Cinema e Audiovisual/Cinemateca Capitólio Petrobras . Mais informações, acesse: www.cineesquemanovo.org | www.facebook.com/cineesquemanovocen | @cine_esquema_novo

 

COMPARTILHE