O Festival Programacao Home
Premiacao Nova Critica Site CEN 2007
Noticias Apoios
Imprensa Contato

CineEsquemaNovo

Premiação
 

Jurados

O CineEsquemaNovo 2008 conta com 14 categorias de premiação. E, como acontece em todos os anos, os prêmios distribuídos no festival são sempre acompanhados por uma justificativa, preparada pelo Júri Oficial, que explicita e valoriza os motivos da premiação para determinado filme.

Os premiados recebem o troféu CineEsquemaNovo, criado em 2003 por Luiz Roque; além disso, algumas das categorias também recebem prêmios em serviços, de modo a viabilizar produções futuras. Estes serviços são concedidos por empresas parceiras do festival: Som de Cinema, Tec Áudio, Martins Produções, Quanta Porto Alegre, Revista Aplauso e Link Digital.

Confira as categorias de premiação e os prêmios em serviços, gentilmente oferecidos pelos apoiadores de premiação do CEN:

Categorias de Premiação

 
 

JÚRI PREMIAÇÃO
imagemMelhor Longa-metragem
imagem Melhor Curta ou Média-metragem
imagem Prêmio Especial do Júri
(escolha livre dentre tudo o que compõe o CEN 2008)
imagem Melhor Experimentação Técnica
(até 3 prêmios)
imagem Melhor Atuação ou Personagem Real

JÚRI POPULAR
imagem Melhor Longa-Metragem
imagem Melhor Curta ou Média – 1º e 2º Lugar
imagem Mostra Sala de Aula – 1º e 2º Lugar

JÚRI EQUIPE CINEESQUEMANOVO
imagem Troféu CineEsquemaNovo
(para aquilo que melhor traduzir o espírito do festival)

PRÊMIO DA NOVA CRÍTICA - JÚRI ALUNOS DA OFICINA DE CRÍTICA
imagem Melhor Longa-metragem

Obs. 1: O Júri Oficial, em acordo com o CEN, poderá alterar categorias de premiação.

 

Prêmios em Serviços

Link Digital
12 horas em telecine offline ou tape to tape para o Melhor Longa - Júri Popular
4 horas em telecine offline ou tape to tape para o Melhor Curta - Júri Oficial

Som de Cinema
Trilha musical para um curta-metragem
40 horas de edição de som para um curta-metragem

Tec Audio
20 horas de mixagem de som

Martins Produções
4 latas de negativo 16mm

Quanta Porto Alegre
R$ 6.000 em equipamentos de iluminação

Revista Aplauso
Assinatura da revista Aplauso para todos os ganhadores


Você pode acessar o regulamento do CineEsquemaNovo 2008 por este link.

Júri CineEsquemaNovo 2008

Em um primeiro momento, o Júri de Seleção do CineEsquemaNovo 2008 – Festival de Cinema de Porto Alegre definiu os curtas, médias e longas-metragens integrantes das mostras competitivas, escolhidos a partir dos 1.006 filmes inscritos este ano. Esta etapa do júri foi realizada pelos organizadores do festival: Alisson Avila, Gustavo Spolidoro, Jaqueline Beltrame e Morgana Rissinger.

Durante o CEN, os filmes selecionados são avaliados pelo seguinte Júri:

Bernardo de Souza
Coordenador de Cinema, Vídeo e Fotografia da Secretaria Municipal da Cultura da Prefeitura de Porto Alegre e professor da ESPM e da FEEVALE. Especialista em fotografia e moda pelo London College of Fashion, foi colaborador das revistas Vogue, i-D, Tank e do jornal Folha de São Paulo.

Marcelo Lyra
Jornalista, chegou ao Caderno 2 do jornal O Estado de S. Paulo em 1999, quando tornou-se repórter de cinema. Foi sub-editor do caderno de TV do Jornal da Tarde e colaborador de diversas publicações (Jornal do Brasil, Revista de Cinema, Revista do Memorial da América Latina, Playboy e Bizz, entre outras), acompanhando mais de 30 sets de filmagens pelo Brasil. Atualmente colabora com o jornal Valor Econômico, é crítico de cinema das revistas Isto É Gente e Língua Portuguesa e editor do site Cinequanon. Também curador de mostras e jurado de seleção e premiação em festivais como Brasília, Recife, Ceará e Gramado, é autor do livro “Cinema Como Razão de Viver” e trabalha na montagem de seu primeiro curta-metragem, “Dia de Feira”.

Mariana Xavier
Artista visual, seus trabalhos audiovisuais vêm sendo exibidos desde 2002 tanto em festivais de cinema quanto em exposições. Além de seu trabalho artístico em vídeo e película, também atua profissionalmente como produtora cultural (caso da Bienal do Mercosul, por exemplo) e assistente de direção.

Milton do Prado
Trabalha com montagem de cinema e vídeo desde 1996, tendo assinado a edição de curtas como Nocturnu (Dennison Ramalho, 1998), Cinco Naipes (Fabiano de Souza, 2004), Início do Fim (Gustavo Spolidoro, 2005) e Dois Coveiros (Gilson Vargas, 2008). Foi programador da Sala de Cinema P.F. Gastal e colabora com a revista Teorema. No momento, finaliza dissertação de mestrado em Cinema pela Concordia University e é professor do Curso de Realização Audiovisual da Unisinos. Desde 2004, é sócio da produtora Clube Silêncio, onde monta o longa-metragem A Última Estrada, de Fabiano de Souza.

Pablo Lobato
Com formação em Comunicação e Artes e especialização em cinema e fotografia, tem filmes premiados em festivais no Brasil e exterior, casos de Acidente e Outono. Das exposições coletivas e festivais dos quais participou destacam-se o Panorama da Arte Brasileira 2007 no Museu de Arte Moderna de São Paulo, 60º Film Festival Locarno (Suíça), Sundance Film Festival (EUA, 2007), 36° International Film Festival Rotterdam (Holanda), 38º Tampere Film Festival (Finlândia) e 13º Encounters Short Film Festival (Inglaterra). Já foi contemplado pelo Programa Rumos Itaú Cultural Cinema e Video (2001) e pela Bolsa Pampulha do 29º Salão Nacional de Arte de Belo Horizonte. Em agosto deste ano expõe na Galeria Fayga Ostrower de Brasília (Prêmio Atos Visuais Funarte) e é bolsista da John Simon Guggenheim Foundation, New York, USA, 2008-2009.

voltar ao topo

Filmes do CEN 2008


Mostra Longas

Pan-Cinema Permanente
 

Mostra Curtas e Médias

O Vampiro do Meio-Dia
 

Mostra Sala de Aula

Corpo no Céu
 

Sessões da Meia-Noite

Os Carinhas do Barfim


ver todos os filmes
 
 
Receba informações do CEN via e-mail: