O Festival Programacao Home
Premiacao Nova Critica Site CEN 2007
Noticias Apoios
Imprensa Contato

CineEsquemaNovo

Petter Baiestorf: anarquia na tela do CEN 2008 nas Sessões da Meia-Noite
 
15-10-2008

A Mostra da Meia-Noite teve sua primeira sessão neste domingo na Usina do Gasômetro. Foram exibidos dois filmes de Petter Baiestorf, diretor catarinense conhecido pelo grande número de filmes vinculados ao estilo trash/gore/splatter, que já participou em mostras competitivas de edições anteriores do CEN e que agora volta com duas produções convidadas e fora de competição. Destinado a um público mais específico e “maior de 18 anos”, os filmes geravam comentários antes mesmo de serem exibidos. "Espero um filme alternativo, e acho interessante quando um filme destes aparece neste tipo de festival", falou Leandro Costa, que já tinha alguma familiaridade com o gênero. Já Rodrigo Andrade disse que estava ansioso pelo o que estava por vir. “Conheço poucos filmes B. Olhei as fotos que uma amiga me mandou, fiquei com curiosidade e vim ver o que era. Espero me surpreender com o filme", disse.

E, realmente, o plano inicial do primeiro filme, "Vadias do Sexo Sangrento", acabou surpreendendo a sessão que contava com um bom público. Com um tema que seria uma espécie de sátira às comédias românticas, Baierstorf mostra um filme recheado de sangue, ainda gore como em seus curtas do passado (ele possui uma vasta produção desde os anos 1990) e, como uma espectadora falou ao final da sessão, “cheio de vulgaridades”. Mas o diretor é fiel ao gênero, e acaba fazendo diversas referências a vários clássicos do terror: entre os mais populares estariam títulos como "Massacre da Serra Elétrica", "Evil Dead" e os trashs de Peter Jackson "Fome Animal" e "Náusea Total". Agressividade talvez seja a característica mais marcante do filme. Não há como ficar indiferente a cenas recheadas de um humor pesado, pendendo ao profano e até ao "mau gosto" do senso comum. Diferentemente de suas produções passadas, Baiestorf consegue falar de um modo um tanto quanto absurdo sobre ecologia: em meio às imagens, frames surgem do nada para criticar o consumo de carne de gado. Uma revolução e tanto para quem já fez deliciosas aberrações como “O Boi Bom”.

Já o que mais chama a atenção em “Arrombada – Vou Mijar na Porra do seu Túmulo!!”, além do seu título, é a forte sátira com três tipos sociais bem definidos: o juiz de direito e também político (“Senador, e eleito duas vezes pelo voto popular!”), o padre e o médico. Todos apresentando transtornos de ordem moral e sexual. Na história, um traficante que seria preso tem a chance de conseguir a liberdade, em troca de fazer um serviço sujo para o juiz: seqüestrar uma garota, que sofre abusos e sodomias pelos três tipos sociais. As cenas são realmente fortes e parecem mais sérias que o filme anterior. Como nos outros longas do catarinense Baierstorf, muito sangue e perversão são apresentados, chocando o público não acostumado ao seu trabalho. Mas neste filme ele consegue ir além: há catarse e transcendência na tela, remetendo para um futuro ainda mais promissor para as suas criações.

Depois de uma hora e vinte de muito sangue, anarquia e sexo na tela, as pessoas saíram divididas da sessão. Uma das colocações mais ditas era: "não gostei. Achei muito exagerado". Mas opiniões contrárias e favoráveis também surgiram: "Achei divertido, mas já vi filmes trash melhores" reportou Luis Schoenke, um dos espectadores. "Mas acho muito legal a participação deste gênero no festival".

Há espaço para os fãs da obra de Baierstorf também, como é o caso de Daniel Corrêa: “eu acompanho o trabalho do diretor há uns dez anos e gosto da obra do cara, particularmente acho que o ‘Vadias do Sexo Sangrento’ mostra uma evolução em sua obra”. Seja qual sua opinião, não há como sair de uma sala de cinema indiferente ao que viu, se o diretor da produção atender pelo nome de Petter Baiestorf.

Rafael Gloria e Vinícius Fontana


ver todas as notícias
Filmes do CEN 2008


Mostra Longas

Anabazys
 

Mostra Curtas e Médias

Terra
 

Mostra Mão Dupla

Volta ao Mundo em Algumas Páginas
 

Mostra Filme em Minas

Mercúrio


ver todos os filmes
 
 
Receba informações do CEN via e-mail: