O Festival Programacao Home
Premiacao Nova Critica Site CEN 2007
Noticias Apoios
Imprensa Contato

CineEsquemaNovo

CineEsquemaNovo 2008
 

Desde 2003, o CineEsquemaNovo é reconhecido como uma das primeiras mostras do País a derrubar a distinção formal entre formatos, mídias e gêneros audiovisuais, promovendo a legitimidade e a autonomia destes processos cinematográficos de modo simultâneo. O CEN, como também é conhecido, traz à tona a renovação audiovisual proporcionada pelo acesso às novas tecnologias e pela mistura de gêneros que, quase sempre, marca a produção brasileira contemporânea. Mais uma vez integrando gerações de criatividade, o CEN 2008 acontece entre os dias 11 e 17 de outubro no Centro Cultural Usina do Gasômetro, no Cine Santander Cultural e em universidades (ESPM, PUCRS, Ulbra e UFRGS).

Graças a estas crenças e desde a sua primeira edição, o CineEsquemaNovo poderia exibir, em uma mesma sessão, um curta abstrato em plano-seqüência em DV; um novo curta de ficção em 35mm; um trabalho de pesquisa nos arquivos históricos do cinema nacional em 16mm; uma animação psicodélica com os últimos recursos tecnológicos em Beta Digital; um documentário etnográfico repleto de poesia finalizado em HD; montagens fotográficas transformadas em imagem em movimento; um curta rodado em VHS com uma estética intencionalmente pensada para ser ‘trash’; ou, enfim, o que surgir de surpreendente, inovador, criativo e experimental. O que interessa sempre é a busca, a força da idéia, e o modo com o qual ela se expressa na tela.

Sete diferentes mostras e sessões compõem a grade de programação do festival este ano. As Mostras Competitivas nos trazem a Mostra de Longas-metragens (ML), a Mostra de Curtas e Médias (MC) e a Mostra Sala de Aula (MSA). Já as Mostras não Competitivas são compostas pela Mostra Mão Dupla (MMD), Sessões da Meia-Noite (MN), Mostra Filme Minas (MFM) e as Sessões Internacionais (SIN).

A principal novidade do CineEsquemaNovo em 2008 é a ampliação do espaço para os longas-metragens. Agora, além de um maior número de selecionados - seis filmes -, os longas passarão a ocupar a programação noturna do festival em suas duas principais sedes, juntamente com os curtas e médias.

Esta decisão é resultado de uma evolução natural do CineEsquemaNovo e do contexto da produção audiovisual do País. O que acontece hoje com os longas é semelhante ao que acontecia com os curtas em 2001, quando o conceito do festival surgiu pela primeira vez nas conversas entre seus organizadores.

Há, atualmente, um volume relevante de produções inovadoras, surpreendentes e autorais com longa duração, ao mesmo tempo em que faltam janelas de exibição e debate destas iniciativas - tanto em festivais quanto no circuito comercial. De 2001 até o primeiro CEN, em 2003, o cenário era exatamente o mesmo para a produção de curta duração, hoje muito mais integrada à mídia e às novas janelas de exibição se comparada a um cenário recente de exclusão e até desinteresse. Para completar este contexto, é importante reparar que muitos diretores exibidos e premiados pelo CEN em edições passadas avançam agora para os longas, completando um ciclo que não passa despercebido pela organização do CineEsquemaNovo.

A Mostra de Curtas e Médias segue com sua permanente relevância dentro do festival, exibindo cerca de 40 filmes entre os mais de 950 inscritos para seleção este ano. Boa parte deste recorte foi produzida em meses recentes de 2008, revelando a vitalidade de uma produção cada vez mais diversificada e democrática, nos sentidos mais distintos que estas palavras possam ter entre si. E como sempre, fomentando a base deste processo criativo, o panorama competitivo do CEN se completa em 2008 com a Mostra Sala de Aula, que exibe o que de melhor vem sendo produzido em universidades, cursos, escolas e oficinas de cinema pelo País.

A relação e a tensão entre o cinema e as outras formas de arte, uma questão presente e defendida pelo CineEsquemaNovo desde a sua primeira edição, também ganha mais espaço do que nunca este ano com a Mostra Mão Dupla, principal atração entre as programações não-competitivas. A idéia original da MMD pertence a Gelson Radaelli: artista dedicado ao desenho e à pintura e residente em Porto Alegre, Radaelli é o criador da imagem que ilustra o CineEsquemaNovo 2008.

Esta retrospectiva especial, montada pelos curadores Gabriela Motta e Fabiano de Souza e sediada com exclusividade no Cine Santander Cultural, exibirá obras que descrevem o passado e o presente desta aproximação histórica do cinema com as artes. Tratam-se de diferentes programas que celebram a inventividade aplicada à imagem do começo do século 20 até os dias de hoje. Na tela, produções de nomes indiscutíveis da criação como Luis Buñuel, Julio Bressane, Jean Rouch, Haroldo de Campos e muitos outros.

Como dizem seus curadores, “a mostra Mão Dupla busca evidenciar os caminhos que se bifurcam quando artistas de sensibilidades gêmeas, mas que trabalham com poéticas distintas, riscam seus fósforos criativos e concebem uma obra única e plural a um só tempo. Aqui, o imã que junta todos estes estilhaços de sensibilidade é a imagem. Em torno dela gravitam cineastas, videastas, escritores, músicos, performers, artistas visuais e gente que é tudo ao mesmo tempo agora. Mão Dupla é tudo agora, porque junta TV-cinema-vídeo-clipe-performance. E porque faz questão de  visitar o ontem e projetar o amanhã, todos convivendo no coração da invenção plantada pelo diálogo”.

A Mostra Filme Minas também merece destaque: ela traz para as telas de Porto Alegre um modelo de desenvolvimento das indústrias criativas que merece atenção, não apenas por ser bem-sucedido, mas especialmente por gerar obras de interesse inconteste. Sua programação é composta por produções viabilizadas pelo programa homônimo de fomento à produção audiovisual, mantido pelo poder público de Minas Gerais através de seu programa de isenção fiscal para o setor. Livres da neurose da viabilidade comercial e dos interesses imediatos dos patrocinadores, muitos destes filmes são bons exemplos de criação autoral integrada ao sistema das artes, tanto através das políticas públicas de desenvolvimento audiovisual quanto dos interesses das empresas que se utilizam dos recursos de leis de incentivo.

Como tradicionalmente acontece, as Sessões da Meia-Noite permanecem no CEN 2008, atraindo seu público cativo com produções fora de competição, convidadas pelo festival ou realizadas por pessoas envolvidas com a sua organização.

E é dentro deste contexto que o festival apresenta outra novidade este ano, e que chega para ficar: as Sessões Internacionais. Tratam-se de filmes especialmente convidados pelos organizadores do CEN e que trazem a contribuição de realizadores de outras partes do mundo a respeito de questões caras às crenças do festival: a produção independente, a pesquisa em formatos narrativos, a provocação artística e os circuitos diferenciados de exibição audiovisual.

Os longas convidados do CineEsquemaNovo 2008 são Loren Cass, de Chris Fuller (EUA) e Body Rice, de Hugo Vieira da Silva (Portugal). O filme norte-americano é parte integrante da programação da Meia-Noite; já a produção portuguesa será exibida antes da premiação do CEN 2008.

Em ambos os filmes, um ponto em comum: a construção de um imaginário, de um ambiente e de uma história a partir do recorte da realidade factual. Seja na tumultuada relação de adolescentes na Flórida dos anos 1990 (Loren Cass), seja na insuspeita migração temporária de jovens da Alemanha para o sul de Portugal a partir dos anos 1980 (Body Rice), os dois longas partem de um interessante conceito de “fato histórico” para acontecerem na tela – neste caso, através de caminhos bastante distintos um do outro.

Tudo foi feito e pensado para que Porto Alegre receba, ao longo de uma semana, o que há de mais instigante na produção audiovisual brasileira, em um panorama montado com cuidado – e de graça - para quem quiser ver. Que você, assim como nós, possa aproveitar ao máximo.

Alisson Avila, Gustavo Spolidoro, Jaqueline Beltrame e Morgana Rissinger
CineEsquemaNovo 2008

Filmes do CEN 2008


Mostra Longas

Meu nome é Dindi
 

Mostra Curtas e Médias

Corpo no Céu
 

Mostra Mão Dupla

Iluminai os Terreiros
 

Mostra Sala de Aula

As Coisas


ver todos os filmes
 
 
Receba informações do CEN via e-mail: