Inscrições através do link - http://bit.ly/rodadascen2019


Atividade reunirá quatro profissionais do Brasil e Alemanha que selecionarão projetos em desenvolvimento para contatos de coprodução e pré-venda ou projetos finalizados/em finalização para distribuição e representação em festivais

(English Version below)

RODADAS DE NEGÓCIOS - CINE ESQUEMA NOVO ARTE AUDIOVISUAL BRASILEIRA 2019 - REGULAMENTO


As Rodadas de Negócios do Cine Esquema Novo – Arte Audiovisual Brasileira 2019 ocorrerão nos dias 25 e 26 de novembro, nos turnos da manhã e tarde, em Porto Alegre, com a presença de players do Brasil e Alemanha. A atividade busca projetos audiovisuais autorais de longa-metragem de ficção, documentário, animação e experimental, além de longas-metragens finalizados ou em finalização.

Na segunda-feira, 25 de novembro, pela manhã, será realizada uma mesa com todos os participantes com o tema CIRCULAÇÃO E MERCADO DE PRODUÇÃO AUDIOVISUAIS AUTORAIS E DE ARTE. A participação nesta mesa é aberta para todos aqueles que se inscreveram nas rodadas de negócios independente de ter sido selecionados ou não. Para os que não se inscreveram nas Rodadas de Negócios, a participação na mesa tem o custo de R$ 20,00. Inscrições https://www.sympla.com.br/mesa-circulacao-e-mercado-de-producoes-audiovisuais-autorais-de-arte__711462

Nos demais turnos, serão realizadas na Sala Sergio Napp - Casa de Cultura Mario Quintana, as reuniões individuais pré-agendadas com 20 minutos de duração, entre os players e os representantes dos projetos selecionados.

As empresas produtoras interessadas poderão inscrever quantos projetos desejarem nas rodadas em duas modalidades:

1 - Projetos de longa-metragem em desenvolvimento para contatos de coprodução e pré-venda, com ou sem financiamento assegurado;

2 - Projetos de longa-metragem finalizados/em finalização para contatos com distribuidores e representante de festivais.

 

Não há limite de projetos a serem inscritos ou selecionados, em quaisquer das duas modalidades, por uma produtora. As empresas produtoras devem possuir cadastro ativo na ANCINE.

Os projetos serão avaliados pelos players convidados pela organização do festival (lista abaixo).

A seleção ou não dos projetos cabe inteiramente aos players convidados pelo CEN, isentando-se o festival de qualquer participação na análise dos projetos.

O festival não se responsabiliza pelos custos de viagens, hospedagem e alimentação dos inscritos nas rodadas de negócios.

Os filmes finalizados/em finalização enviados para o Arsenal Institute devem possuir legendas em inglês e/ou em alemão.

*As inscrições possuem o valor de R$ 50,00 (mais taxas administrativas) por projeto independente de quantos players forem assinalados no formulário de inscrição, e devem ser feitas através deste link: https://www.sympla.com.br/rodadas-de-negocios---cine-esquema-novo-2019__628481


A lista de projetos selecionados será divulgada até sexta-feira, 18 de novembro, e a agenda de reuniões será divulgada até 21 de novembro, através do site e redes sociais do festival.

 

* Não haverá devolução de valores em caso do projeto não ser selecionado para as reuniões individuais.

As inscrições estão abertas até as 23h59 do dia 12 de novembro de 2019.

A programação 2019 do Cine Esquema Novo conta com mostra competitiva, debates, rodadas de negócios, seminário, oficinas e mostras não-competitivas, que serão divulgadas em breve. Realizado com recursos do edital SAV/MINC/FSA nº 11, 2018, o Cine Esquema Novo 2019 é uma realização do Ministério da Cidadania - Secretaria Especial da Cultura e conta com correalização do Goethe-Institut Porto Alegre, apoio institucional do Ministério das Relações Exteriores, RS Criativo e Embaixada da França no Brasil e apoio da Prefeitura Municipal de Porto Alegre e Secretaria Municipal da Cultura através da Coordenação de Cinema e Audiovisual/Cinemateca Capitólio Petrobras, Prime Box Brazil e Traduzca e Apoio premiação da Locall, KF Studios, TECNA/PUCRS e Fluxo - Escola de Fotografia. 


PERFIL DOS PLAYERS

ANGELIKA RAMLOW

Angelika Ramlow é gerente de projetos do Arsenal Distribution, com foco em cinema experimental, vídeo arte e instalações. É integrante da equipe do Forum Expanded, além de programas curatoriais e palestras no Arsenal - Institute for Film and Video Art, Berlin, Kurzfilmtage Oberhausen, IFF Rotterdam, Kansk Filmfestival (Russia), o 4-VIDEOFORMA Festival em São Petersburgo, Dokfest Kassel, (S8) Mostra de Cinema Periférico (A Coruña, Spain). Ela vive com suas duas filhas em Berlim. Angelika busca filmes inovadores com viés mais experimental, política/esteticamente interessantes - documentários ou ficções que desviam dos caminhos do cinema mainstream. Grandes produções com narrativas mainstream ou arthouse não são de seu interesse. Serão analisados apenas filmes que possuam legenda em inglês ou alemão.

 

ARGEL MEDEIROS

Argel Medeiros é administrador, especializado em Gestão Empreendedora e sócio/diretor da Olhar Distribuição. Atuou como parecerista na Fundação Cultural de Curitiba, foi um dos diretores do Festival Kinoarte de Cinema em Londrina, foi professor-convidado de formatação de Projetos Culturais na Pós-Gradução Criação e Produção em Rádio e Televisão da Faculdade Pitágoras. A Olhar Distribuição nasceu em parceria com o Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba e em consonância com seu propósito de buscar filmes que dialogam com a contemporaneidade.

O objetivo da Olhar Distribuição é respeitar o universo próprio de cada filme, suas cores, sua cultura, seus sorrisos e transpor as fronteiras que limitam tais mundos, ficcionais ou reais, e levá-los a outros olhares, cercados de realidades distintas, a fim de sensibilizar e provocar a reflexão. Entendemos que o momento é o de olharmos, também, para a pluralidade de realidades singulares: Queremos ouvir a história que elas, mulheres, querem contar - negra, branca, transexual; queremos assistir ao filme que os negros sempre desejaram filmar; levar às telas o indígena do jeito que ele quer ser; e assim, na busca da amplitude de outras narrativas que a Olhar Distribuição almeja em especial filmes realizados por mulheres, negros, indígena e transgênero.

 

LETÍCIA FRIEDRICH

Letícia Friedrich é produtora. Formada em Cinema pela UNISUL-SC, pós-graduada em Produção Cinematográfica pela Escola Superior de Cinema e Audiovisual da Catalunya – ESCAC/Espanha e LL.M em Direito Empresarial pela FGV. Em sua atuação como produtora, produziu curtas-metragens (entre eles os premiados curtas de animação “Até a China”, de Marão e o infantil “A culpa é do Neymar”, de João Ademir), os longas  “Amor, Plástico e Barulho”, de Renata Pinheiro, “A vida extra-ordinária de Tarso de Castro”, de Leo Garcia e Zeca Brito e “Açúcar”, de Renata Pinheiro e Sérgio Oliveira e o telefilme infanto juvenil “Guigo Offline”, de René Guerra (TV Cultura). Além disso, transitou por instituições audiovisuais como o Centro Técnico Audiovisual – CTAV/MinC, onde produziu projetos de preservação e a Associação Brasileira de Produtoras Independentes – BRAVI, onde atuou como Coordenadora de Projetos. É sócia da produtora e distribuidora Boulevard Filmes. A Boulevard Filmes busca projetos de longa-metragem de ficção, nos gêneros de drama, romance e infanto-juvenil, que tragam novos olhares sobre a sociedade, para todos os nichos de público.

 

PAULO DE CARVALHO

Produtor e Programador. Diretor artístico do Festival CINELATINO na Alemanha. Foi delegado para filmes latino-americanos para a Quinzena dos Realizadores de Cannes, DokLeipzig e Festival de Locarno (Comitê de seleção). Através da produtora Autentika Films (Berlin) tem realizado diversas coproduções com países latino-americanos. Em 2018: O Processo, de Maria Augusta Ramos (Brasil). Em 2019: Breve História del Planeta Verde, de Santiago Loza (Argentina), Querência, de Helvécio Marins Jr. (Brasil) e Vendrá la muerte y tendrá tus ojos, de José Luis Torres Leiva (Chile). Participa como líder do Núcleo Criativo da produtora Filmes de Abril (São Paulo). Desde 2010 participa da organização do Encontro Internacional de Coprodução Brasil CineMundi, em Belo Horizonte.

PROJETOS SELECIONADOS

25/11 - Segunda-Feira

14h
Arsenal - O cerco
Autentika - Magia del Sur    
Boulevard - Joe e o capitão da guarda
Olhar - 5 casas

14h20 
Autentika
- Tetê

14h30
Arsenal
- Mirante
Boulevard - 5 casas
Olhar - Joe e o capitão da guarda

14h50 
Autentika
- 5 casa

15h
Boulevard
- O método
Olhar - Magia del Sur

15h10 
Arsenal
- Bellatrix

15h20
Autentika
- Nazaré
Olhar - Tetê

15h30
Boulevard
- Meyerhold

15h40
Arsenal
- 5 casas

15h50
Autentika
- Mê de presente teu coração
Olhar - Xadalu e o Jaguaretê

16h
Boulevard
- A antropóloga carioca

16h50
Arsenal
- Super Tinga
Autêntika - Brutos
Olhar - Recall

17h
Boulevard
- Carnaval

17h20
Autentika
- Preciso saber

17h30
Arsenal
- Colônia
Olhar - Carnaval

26/11 -  Terça-Feira
14h
Olhar
- Meyerhold

14h30
Olhar
- Me dê presente teu coração

15h
Olhar
- Coração Reverso

15h30
Olhar
- Dyaspora

16h
Olhar
- Além de Nós

16h30
Olhar
- Boca de Rua

--

Nov 25-26 at Hub Criativa Birô – Sérgio Napp Hall – Mario Quintana Cultural Center

Nov 25 – 10:00 AM – Round: “The circulation and market for artistic and original audiovisual productions”

Cine Esquema Novo - Brazilian Audiovisual Art 2019 announces news in its event schedule: for the first time, the festival will feature Business Rounds taking place between November 25 and 26, integrating the activities of the event, with players from Brazil and Germany. This initiative seeks original audiovisual projects such as full-length feature films, documentaries, animations and experimental films, as well as finished or finalized feature films.

On Monday, November 25, guests and players will form a panel and discuss the following topic: the circulation and market for artistic and original audiovisual productions. Participation at this event is open to those who have signed up for business rounds regardless of whether they have been selected or not. For the remaining rounds, individual pre-scheduled 20-minute meetings will be held between the players and the representatives of the selected projects.

The commission for these rounds comprises Angelika Ramlow, Arsenal Distribution project manager, Algiers Medeiros, partner / director of Olhar Distribuição, Letícia Friedrich, partner of production and distribution company Boulevard Filmes, and Paulo de Carvalho, producer and organizer / artistic director of the CINELATINO Festival in Germany.

Interested parties may sign up as many projects as they wish in the Rounds, in two categories: Projects under development for co-production and pre-sales contacts, either with or without secured funding, and projects already finished / being finalized for contacts with distributors and festival representatives. Production companies must be actively registered with Ancine. Finished / finalized films submitted to the Arsenal Institute must have English or German subtitles. 

The list of selected projects will be released by Nov 18 and the meeting schedule will be released by Nov 21. For questions or information about the Business Rounds, please contact: rodadas@cineesquemanovo.org

PLAYERS' PROFILE

ANGELIKA RAMLOW: Angelika Ramlow is a project manager at Arsenal Distribution, focusing on experimental film, video art and installations. She is a member of the Forum Expanded team, as well as being a member of curating programs and lectures at the Arsenal - Institute for Film and Video Art, Berlin, Kurzfilmtage Oberhausen, IFF Rotterdam, Kansk Filmfestival (Russia), the 4-VIDEOFORMA Festival in St. Petersburg, Dokfest Kassel, (S8) Mostra de Cinema Periférico (A Coruña, Spain). She lives with her two daughters in Berlin. Angelika seeks innovative films with a more experimental inclination, as well as politically / aesthetically stimulating - documentaries or fictional works that deviate from the roads of mainstream cinema. Large productions with mainstream or arthouse narratives are outside her scope of interest. Only films with English or German subtitles will be appraised.

ARGEL MEDEIROS: Algiers Medeiros is a manager specialized in Entrepreneurial Management and partner / director of Olhar Distribuição. He worked as a reviewer at the Cultural Foundation of Curitiba and was one of the directors of the Kinoarte Film Festival in Londrina, having also worked as a guest professor in Cultural Project Structuring at the Graduate Program in Radio and Television Creation and Production at Faculdade Pitágoras. Olhar Distribuição was created in partnership with Olhar de Cinema - Curitiba International Film Festival and with the purpose of seeking films that establish a dialog and a connection with contemporary times.

Our goal is to respect the universe inherent to each film, as well as its colors, culture and smiles, crossing boundaries that limit such worlds, either fictional or real, and have them been seen from other perspectives, surrounded by different realities, in order to raise awareness and generate reflections. We understand that in this moment we must also look at the plurality of singular realities: We want to hear the story women want to tell - black, white, trans; we want to watch films that Black people have always wanted to make; portray native peoples on screen the way they want to be portrayed; in this search for such amplitude provided by other narratives, Olhar Distribuição is especially seeking films made by women, Black individuals, native peoples and transgender people.

LETÍCIA FRIEDRICH: Letícia Friedrich is a producer. She has a Bachelor’s degree in Film Studies from UNISUL-SC, a graduate degree in Film Production from the Cinema and Audiovisual School of Catalonia – ESCAC/Spain and a Master of Laws degree in Corporate Law from FGV. In her role as a producer, she produced short films (including Marão's award-winning animated short films “Até a China” and the children's animated film “A culpa é do Neymar” by João Ademir), as well as feature films “Amor, Plástico e Noulho”, by Renata Pinheiro, “A vida extra-ordinária de Tarso de Castro”, by Leo Garcia and Zeca Brito, and “Açúcar”, by Renata Pinheiro and Sérgio Oliveira, and “Guigo Offline”, a children’s made-for-TV movie directed by René Guerra (TV Cultura). Furthermore, she has worked at audiovisual institutions such as the Technical Audiovisual Center - CTAV / MinC, where she led preservation projects, and the Brazilian Association of Independent Producers - BRAVI, where she worked as a Project Coordinator. She is a partner at Boulevard Filmes, a production and distribution company. Boulevard Filmes is in search of fiction feature films (drama, romance and children's pictures) that bring fresh perspectives on society to all audience niches.

PAULO DE CARVALHO: Producer and programmer. Artistic director of the CINELATINO Festival in Germany. He was appointed a delegate for Latin American films for the Directors’ Fortnight at Cannes, DokLeipzig and the Locarno Festival (Selection Committee). Through production company Autentika Films (Berlin), he has made several co-productions with Latin American countries. In 2018: O Processo, by Maria Augusta Ramos (Brazil). In 2019: Breve História del Planeta Verde, by Santiago Loza (Argentina), Querência, by Helvécio Marins Jr. (Brazil) and Vendrá la muerte y tendrá tus ojos, by José Luis Torres Leiva (Chile). He is the leader of the Creative Hub of production company Filmes de Abril (São Paulo). Since 2010, he has been involved in the organization of the Brazil CineMundi - International Coproduction Meeting, in Belo Horizonte.

COMPARTILHE