Mesa 4: As cinematografias emergentes na perspectiva da crítica e da programação - Seminário Pensar a Imagem | Panel 4: Emerging cinematographies from the perspective of criticism and programming - Reflecting on Image Seminar -

Seminário sobre Estética e Política no Cinema e nas Artes Visuais ocorre de 21 a 24 de novembro no Goethe-Institut Porto Alegre

Inscrições - https://www.sympla.com.br/seminario-pensar-a-imagem__702745

(English version bellow)

O Cine Esquema Novo promoverá durante a semana de realização do festival o Seminário Pensar a Imagem. A proposta do evento é abordar especificidades teóricas, técnicas, conceituais, narrativas e de circulação associadas à produção autoral e experimental de imagens no século 21. Entre os dias 21 e 24 de novembro, sempre às 10h, serão realizadas no auditório do Instituto Goethe quatro mesas que têm como tema transversal as implicações entre estética e política no cinema contemporâneo e nas artes. Considera-se que, no caso das linguagens artísticas, a política se dá não apenas com a produção de representações que evoquem questões macropolíticas de forma mais evidente, mas especialmente por meio da experimentação formal e da possibilidade de emergência de poéticas, corpos e discursos dissidentes.

O Seminário reunirá oito convidados brasileiros e estrangeiros, entre os quais o programador da Cinemateca Francesa Bernard Payen; a gerente de projetos do arsenal distribution (Alemanha), Angelina Ramlow; o ator, dramaturgo e diretor Silvero Pereira; a curadora no Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) Izis Abreu e o produtor e programador Paulo de Carvalho, brasileiro radicado em Berlim e especializado na difusão do cinema latinoamericano nos mercados internacionais. O Seminário foi criado a partir de uma livre associação com o Think:Film International Experimental Cinema Congress, parte do Festival de Cinema de Berlim e organizado pelo Arsenal Institut für Film und Videokunst, entidade parceira do CEN na Alemanha. A produção e a curadoria do Seminário são da pesquisadora e professora universitária Gabriela Almeida.

Vagas: 130 | Os palestrantes internacionais farão suas apresentações em inglês, sem tradução simultânea | Inscrições: R$ 20,00 para cada mesa ou R$ 50,00 para todos os dias. https://www.sympla.com.br/seminario-pensar-a-imagem__702745

Mesa 4: As cinematografias emergentes na perspectiva da crítica e da programação

Ementa: A mesa tem como proposta discutir as chamadas cinematografias emergentes a partir dos olhares da crítica e da distribuição desse cinema nos mercados internacionais. De um lado, temos a consolidação de espaços para o exercício da crítica cinematográfica fora da imprensa tradicional e a ampliação do acesso a filmes de difícil circulação comercial, o que potencialmente confere maior possibilidade de ação à atividade crítica. De outro, temos a ampliação da circulação do cinema produzido no sul global em espaços hegemônicos - sejam eles os festivais europeus ou norte-americanos ou o circuito comercial desses locais. Esse cenário levanta inúmeras questões relativas à visibilidade das cinematografias emergentes e suas complexas relações com as instâncias de consagração e reconhecimento do cinema.

 

Participantes:

Juliana Costa é mestre em Educação, com pesquisa em cinema e educação e membro fundadora do Cineclube Academia das Musas, dedicado a estudar e difundir a cinematografia de diretoras mulheres. Editora do fanzine de crítica de cinema Zinematógrafo e membro da Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul. Publicou textos nas revistas Filme e Cultura, Teorema e na revista belga Filmaggie. Curadora da mostra "O Feminismo e a Vanguarda de Helke Sander", realizada pelo Goethe-Institut.

Paulo de Carvalho é produtor e programador. É diretor artístico do Festival CINELATINO, na Alemanha e foi delegado para filmes latinoamericanos para a Quinzaine dos Realizadores de Cannes, DokLeipzig e Festival de Locarno. Com a produtora Autentika Films (Berlim), tem realizado diversas coproduções com países latinoamericanos, a exemplo dos filmes "O Processo" de Maria Augusta Ramos (Brasil, 2018), "Breve História del Planeta Verde", de Santiago Loza (Argentina, 2019), "Querência" de Helvécio Marins Jr. (Brasil, 2019) e "Vendrá la muerte y tendrá tus ojos", de José Luis Torres Leiva (Chile, 2019). Participa como líder do Núcleo Creativo da produtora Filmes de Abril (São Paulo). Desde 2010 participa da organização do Encontro Internacional de Coprodução Brasil CineMundi em Belo Horizonte.

--

Reflecting on Image Seminar

From Nov 21-24, from 10:00 AM to 12:00 PM, at the Auditorium of Goethe-Institut Porto Alegre

Places available: 130 | International speakers will make their presentations in English without simultaneous translation | Registration at: https://www.sympla.com.br/seminario-pensar-a-imagem__702745

During the week on which the festival will be held, Cine Esquema Novo will organize the Reflecting on Image Seminar. The purpose of this seminar is to address theoretical, technical, conceptual, narrative and circulation specificities associated with the original and experimental production of images in the 21st century. From November 21-24, always at 10:00 AM, four panels will be held at the auditorium of Goethe-Institut Porto Alegre, their main underlying theme being the implications between aesthetics and politics in contemporary cinema and the arts. It may be argued that, in the case of artistic languages, politics is present not only through the production of representations that most clearly evoke macropolitical issues, but especially through formal experimentations and the possibility of the emergence of dissident poetics, bodies and discourses.

The seminar will bring together eight Brazilian and foreign guests, including French Cinematheque programmer Bernard Payen; Arsenal Distribution (Germany) project manager Angelika Ramlow; actor, playwright and director Silvero Pereira; Rio Grande do Sul Museum of Art (MARGS) curator Izis Abreu and producer-programmer Paulo de Carvalho, partner at Autentika Films Berlin and curator of Cinelatino for Germany; Juliana Costa, scholar with a Master’s degree in Education, whose research focuses on film and education, and founding member of the the Academia das Musas Movie Club; Dieison Marconi, a PhD student in communication studies at UFRGS and a researcher working at the intersection between cinema and genre studies, and artist, essayist and researcher Ali do Espírito Santo.

The Seminar was created thank to a free association with Think: Film International Experimental Cinema Congress, part of the Berlin Film Festival and organized by the Arsenal Institut für Film und Videokunst. Researcher and university professor Gabriela Almeida will be responsible for the production and curation of the Seminar.

Panel 4: Emerging cinematographies from the perspective of criticism and programming

Description: The purpose of this panel is to discuss the so-called emerging cinematographies, from the perspective of criticism and the distribution of these films in international markets. On the one hand, we have the consolidation of spaces for producing film criticism outside the traditional press and the expansion in terms of access to films with a difficult commercial circulation, which potentially results in an increased possibility for criticism activities. On the other hand, there is the expansion in terms of the circulation of films produced in the southern half of the globe in hegemonic spaces - either European / US festivals or the commercial circuit in these areas. This scenario raises numerous questions about the visibility of emerging cinematographies and their complex relationships with renown and recognition in film.

Participants:

Juliana Costa has a Master's degree in Education, her research being focused in film and education, also being a founding member of the Academia das Musas Movie Club, a club dedicated to studying and disseminating the cinematography of female directors. Editor of film critic fanzine Zinematographer and member of the Rio Grande do Sul Film Critics Association. She has published texts in the Film and Culture and Theorem magazines, as well as in Belgian magazine Filmaggie. Curator of the exhibition titled "O Feminismo e a Vanguarda de Helke Sander", held at the Goethe Institute.

Paulo de Carvalho is a producer and programmer. He is the artistic director of the CINELATINO Festival in Germany and has been appointed a delegate for Latin American films for the Directors’ Fortnight at Cannes, DokLeipzig and the Locarno Festival. Through production company Autentika Films (Berlin), he has made several co-productions with Latin American countries, such as "O Processo", by Maria Augusta Ramos (Brazil, 2018), "Breve Historia del Planeta Verde", by Santiago Loza (Argentina, 2019), "Querência", by Helvécio Marins Jr. (Brazil, 2019) and “Vendrá la muerte y tendrá tus ojos”, by José Luis Torres Leiva (Chile, 2019). He is the leader of the Creative Hub of production company Filmes de Abril (São Paulo). Since 2010, he has been involved in the organization of the Brazil CineMundi - International Coproduction Meeting, in Belo Horizonte.

COMPARTILHE