Mesa 3: Corpos em cena no cinema e nas artes visuais no Brasil - Seminário Pensar a Imagem | Panel 3: Bodies on the scene in film and visual arts in Brazil - Reflecting on Image Seminar

Seminário sobre Estética e Política no Cinema e nas Artes Visuais ocorre de 21 a 24 de novembro no Goethe-Institut Porto Alegre

Inscrições https://www.sympla.com.br/seminario-pensar-a-imagem__702745

(English version bellow)

O Cine Esquema Novo promoverá durante a semana de realização do festival o Seminário Pensar a Imagem. A proposta do evento é abordar especificidades teóricas, técnicas, conceituais, narrativas e de circulação associadas à produção autoral e experimental de imagens no século 21. Entre os dias 21 e 24 de novembro, sempre às 10h, serão realizadas no auditório do Instituto Goethe quatro mesas que têm como tema transversal as implicações entre estética e política no cinema contemporâneo e nas artes. Considera-se que, no caso das linguagens artísticas, a política se dá não apenas com a produção de representações que evoquem questões macropolíticas de forma mais evidente, mas especialmente por meio da experimentação formal e da possibilidade de emergência de poéticas, corpos e discursos dissidentes.

O Seminário reunirá oito convidados brasileiros e estrangeiros, entre os quais o programador da Cinemateca Francesa Bernard Payen; a gerente de projetos do arsenal distribution (Alemanha), Angelina Ramlow; o ator, dramaturgo e diretor Silvero Pereira; a curadora no Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) Izis Abreu e o produtor e programador Paulo de Carvalho, brasileiro radicado em Berlim e especializado na difusão do cinema latinoamericano nos mercados internacionais. O Seminário foi criado a partir de uma livre associação com o Think:Film International Experimental Cinema Congress, parte do Festival de Cinema de Berlim e organizado pelo Arsenal Institut für Film und Videokunst, entidade parceira do CEN na Alemanha. A produção e a curadoria do Seminário são da pesquisadora e professora universitária Gabriela Almeida.

Vagas: 130 | Os palestrantes internacionais farão suas apresentações em inglês, sem tradução simultânea | Inscrições: R$ 20,00 para cada mesa ou R$ 50,00 para todos os dias. https://www.sympla.com.br/seminario-pensar-a-imagem__702745

Mesa 3: Corpos em cena no cinema e nas artes visuais no Brasil

Ementa: Pensar as implicações entre estética e política passa necessariamente pelo debate sobre as imagens e as políticas do corpo - gênero, raça e etnia, orientação sexual e classe. O objetivo da mesa é suscitar um debate sobre os corpos em cena no cinema e nas artes visuais do Brasil, orientado por questões como: que corpos podem estar em cena? Que espaços existem para corpos não-normativos? Como os corpos de pessoas negras, mulheres, pessoas LGBT e/ou pobres são representados nas imagens? Quem produz essas representações e que esforços têm sido feitos em busca de representações contra-hegemônicas?

 

Participantes:

Ali do Espírito Santo é artista, ensaísta e pesquisador. Nasceu em Cuiabá-MT e atualmente trabalha e estuda em Porto Alegre-RS. Graduado em Artes Visuais e mestrando em Psicologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Nos últimos anos seu trabalho artístico tem abordado temas como as dissidências sexuais, as ficções do antropoceno e o cancelamento dos futuros. Ali do Espírito Santo usa a fotografia e a performance como linguagem de criação e ação.

Silvero Pereira é ator, dramaturgo e diretor. Fundador do Coletivo As Travestidas (Fortaleza- CE). Atuou em mais de 30 peças de teatro e circulou por quase todo o território brasileiro com os espetáculos, bem como pelos Estados Unidos e pela Alemanha. Na TV, atuou em produções da Rede Globo, como a novela A Força do Querer.. No cinema, atuou em filmes como "Serra Pelada" (Heitor Dhalia, 2012), "No Fim de Tudo" (Victor Ciríaco, RN), "As Bodas do Diabo" (Ivan Ribeiro, SP) e "Mar de Zila" (RN). Recentemente participou do filme "Bacurau", de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles. 

--

Reflecting on Image Seminar

From Nov 21-24, from 10:00 AM to 12:00 PM, at the Auditorium of Goethe-Institut Porto Alegre

Places available: 130 | International speakers will make their presentations in English without simultaneous translation | Registration at: https://www.sympla.com.br/seminario-pensar-a-imagem__702745

During the week on which the festival will be held, Cine Esquema Novo will organize the Reflecting on Image Seminar. The purpose of this seminar is to address theoretical, technical, conceptual, narrative and circulation specificities associated with the original and experimental production of images in the 21st century. From November 21-24, always at 10:00 AM, four panels will be held at the auditorium of Goethe-Institut Porto Alegre, their main underlying theme being the implications between aesthetics and politics in contemporary cinema and the arts. It may be argued that, in the case of artistic languages, politics is present not only through the production of representations that most clearly evoke macropolitical issues, but especially through formal experimentations and the possibility of the emergence of dissident poetics, bodies and discourses.

The seminar will bring together eight Brazilian and foreign guests, including French Cinematheque programmer Bernard Payen; Arsenal Distribution (Germany) project manager Angelika Ramlow; actor, playwright and director Silvero Pereira; Rio Grande do Sul Museum of Art (MARGS) curator Izis Abreu and producer-programmer Paulo de Carvalho, partner at Autentika Films Berlin and curator of Cinelatino for Germany; Juliana Costa, scholar with a Master’s degree in Education, whose research focuses on film and education, and founding member of the the Academia das Musas Movie Club; Dieison Marconi, a PhD student in communication studies at UFRGS and a researcher working at the intersection between cinema and genre studies, and artist, essayist and researcher Ali do Espírito Santo.

The Seminar was created thank to a free association with Think: Film International Experimental Cinema Congress, part of the Berlin Film Festival and organized by the Arsenal Institut für Film und Videokunst. Researcher and university professor Gabriela Almeida will be responsible for the production and curation of the Seminar.

Panel 3: Bodies on the scene in film and visual arts in Brazil

Description: Reflecting upon the implications between aesthetics and politics necessarily involves a debate about body image and politics - gender, race and ethnicity, sexual orientation and class. The purpose of this panel is to generate a debate about bodies on the scene in film and visual arts in Brazil, guided by questions such as: what bodies can be displayed? What spaces are there for non-normative bodies? How are the bodies of Black people, women, LGBT people and / or poor people represented in these images? Who produces these representations and what efforts have been made in terms of producing counter-hegemonic representations?

Participants:

Ali do Espírito Santo is an artist, essayist and researcher. He was born in Cuiabá-MT and currently works and studies in Porto Alegre-RS. He has a Bachelor's degree in Visual Arts and a Master’s degree in Social Psychology from the Federal University of Rio Grande do Sul. In recent years, his artistic work has addressed topics such as sexual dissents, fictions of the Anthropocene and the cancellation of futures. Ali do Espírito Santo uses photography and performance as languages for creation and action.

Silvero Pereira is an actor, playwright and director. Founder of the As Travestidas collective (Fortaleza- CE). He has performed in more than 30 plays and traveled throughout the Brazilian territory with these performances, as well as to the United States and Germany. On TV, he acted in productions by Rede Globo, such as the soap opera A Força do Querer. In film, he acted in films such as "Serra Pelada" (Heitor Dhalia, 2012), "No Fim de Tudo" (Victor Ciríaco, RN), "As Bodas do Diabo" (Ivan Ribeiro, SP) and "Mar de Zila" (RN). More recently, he had a part in "Bacurau", a film by Kleber Mendonça Filho and Juliano Dornelles.

COMPARTILHE