Mesa 1: Estética e política no cinema contemporâneo - Seminário Pensar a Imagem | Panel 1: Aesthetics and politics in contemporary cinema - Reflecting on Image Seminar

Seminário sobre Estética e Política no Cinema e nas Artes Visuais ocorre de 21 a 24 de novembro no Goethe-Institut Porto Alegre

Inscrições - https://www.sympla.com.br/seminario-pensar-a-imagem__702745

(English version bellow)

O Cine Esquema Novo promoverá durante a semana de realização do festival o Seminário Pensar a Imagem. A proposta do evento é abordar especificidades teóricas, técnicas, conceituais, narrativas e de circulação associadas à produção autoral e experimental de imagens no século 21. Entre os dias 21 e 24 de novembro, sempre às 10h, serão realizadas no auditório do Instituto Goethe quatro mesas que têm como tema transversal as implicações entre estética e política no cinema contemporâneo e nas artes. Considera-se que, no caso das linguagens artísticas, a política se dá não apenas com a produção de representações que evoquem questões macropolíticas de forma mais evidente, mas especialmente por meio da experimentação formal e da possibilidade de emergência de poéticas, corpos e discursos dissidentes.

O Seminário reunirá oito convidados brasileiros e estrangeiros, entre os quais o programador da Cinemateca Francesa Bernard Payen; a gerente de projetos do arsenal distribution (Alemanha), Angelina Ramlow; o ator, dramaturgo e diretor Silvero Pereira; a curadora no Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) Izis Abreu e o produtor e programador Paulo de Carvalho, brasileiro radicado em Berlim e especializado na difusão do cinema latinoamericano nos mercados internacionais. O Seminário foi criado a partir de uma livre associação com o Think:Film International Experimental Cinema Congress, parte do Festival de Cinema de Berlim e organizado pelo Arsenal Institut für Film und Videokunst, entidade parceira do CEN na Alemanha. A produção e a curadoria do Seminário são da pesquisadora e professora universitária Gabriela Almeida.

Vagas: 130 | Os palestrantes internacionais farão suas apresentações em inglês, sem tradução simultânea | Inscrições: R$ 20,00 para cada mesa ou R$ 50,00 para todos os dias. https://www.sympla.com.br/seminario-pensar-a-imagem__702745

Mesa 1: Estética e política no cinema contemporâneo

Ementa: O cinema contemporâneo é marcado por uma multiplicidade de sujeitos, muitos deles ligados a dissidências ou grupos minoritários, realizadores de filmes que rasuram imaginários cristalizados socialmente e produzem rupturas de paisagens hegemônicas, especialmente no que diz respeito às políticas do corpo e às relações entre poder e produção de subjetividades. A mesa de abertura do seminário trará um panorama de certo cinema contemporâneo para o qual a política não está dissociada da estética, nos contextos brasileiro e francês. 

Participantes: 

Bernard Payen: Bernard Payen é programador da Cinemateca Francesa de Paris. Foi curador e coordenador da comissão de curtas metragens da Semana da Crítica do Festival de Cannes entre 2005 e 2013. Como realizador, dirigiu os curtas Reminiscence (2006), Portrait of the french filmmaker Damien Odoul (2009) e Mister H (2014, gravado no Brasil).

Dieison Marconi: Dieison Marconi é doutorando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com período de doutoramento realizado na Universidade Complutense de Madrid, na Espanha (UCM), junto ao Grupo de Pesquisa em Gênero, Estética e Cultura Audiovisual (GECA -UCM). É mestre em Comunicação e Bacharel em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). É pesquisador e atua na interseção entre o cinema e os estudos de gênero. Suas pesquisas envolvem especialmente os seguintes temas: estética e política no audiovisual; estudos da performance e da performatividade; cinema brasileiro e cinema queer.

--

Reflecting on Image Seminar

From Nov 21-24, from 10:00 AM to 12:00 PM, at the Auditorium of Goethe-Institut Porto Alegre

Places available: 130 | International speakers will make their presentations in English without simultaneous translation | Registration at: https://www.sympla.com.br/seminario-pensar-a-imagem__702745

During the week on which the festival will be held, Cine Esquema Novo will organize the Reflecting on Image Seminar. The purpose of this seminar is to address theoretical, technical, conceptual, narrative and circulation specificities associated with the original and experimental production of images in the 21st century. From November 21-24, always at 10:00 AM, four panels will be held at the auditorium of Goethe-Institut Porto Alegre, their main underlying theme being the implications between aesthetics and politics in contemporary cinema and the arts. It may be argued that, in the case of artistic languages, politics is present not only through the production of representations that most clearly evoke macropolitical issues, but especially through formal experimentations and the possibility of the emergence of dissident poetics, bodies and discourses.

The seminar will bring together eight Brazilian and foreign guests, including French Cinematheque programmer Bernard Payen; Arsenal Distribution (Germany) project manager Angelika Ramlow; actor, playwright and director Silvero Pereira; Rio Grande do Sul Museum of Art (MARGS) curator Izis Abreu and producer-programmer Paulo de Carvalho, partner at Autentika Films Berlin and curator of Cinelatino for Germany; Juliana Costa, scholar with a Master’s degree in Education, whose research focuses on film and education, and founding member of the the Academia das Musas Movie Club; Dieison Marconi, a PhD student in communication studies at UFRGS and a researcher working at the intersection between cinema and genre studies, and artist, essayist and researcher Ali do Espírito Santo.

The Seminar was created thank to a free association with Think: Film International Experimental Cinema Congress, part of the Berlin Film Festival and organized by the Arsenal Institut für Film und Videokunst. Researcher and university professor Gabriela Almeida will be responsible for the production and curation of the Seminar.

Nov 21, 10:00 AM - Panel 1: Aesthetics and politics in contemporary cinema

Description: Contemporary cinema is characterized by a multiplicity of subjects, many of them associated with dissent or minority groups, filmmakers who erase socially-crystallized imagery and give rise to disruptions of hegemonic landscapes, especially with regard to body politics and the relationships between power and the production of subjectivities. The opening panel of the seminar will present a panorama of a certain kind of contemporary cinema in which politics is not dissociated from aesthetics, within the Brazilian and French contexts.

Participants:

Bernard Payen is a programmer at the French Cinematheque of Paris. He was the curator and coordinator of the short film commission of the Cannes Film Festival Critics Week between 2005 and 2013. As a director, he directed short films Reminiscence (2006), Portrait of the French filmmaker Damien Odoul (2009) and Mister H (2014, shot in Brazil).

Dieison Marconi is a PhD student in the Graduate program in Communication Studies at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), having studied part of his PhD program at the Complutense University of Madrid, in Spain (UCM), within the Gender, Aesthetics and Audiovisual Culture Research Group (GECA -UCM). He has a Bachelor’s and a Master’s degree in Social Communication Studies (Journalism) from the Federal University of Santa Maria (UFSM). He is a researcher who works at the intersection between cinema and gender studies. More specifically, his research involves the following topics: aesthetics and politics in audiovisual works; performance and performativity studies; Brazilian cinema and queer cinema.

COMPARTILHE